Notícias

Ceará conquista destaque internacional com duas premiações na Regeneron ISEF 2026

Ceará conquista destaque internacional com duas premiações na Regeneron ISEF 2026

A rede pública estadual de ensino do Ceará registrou duas importantes premiações na edição de 2026 da International Science and Engineering Fair (Regeneron ISEF), considerada a maior e mais prestigiada feira de ciências pré-universitária do mundo. O evento ocorreu entre os dias 9 e 15 de maio, em Phoenix, no Arizona, Estados Unidos, reunindo projetos científicos de diversos países e destacando iniciativas inovadoras desenvolvidas por estudantes da educação básica.

Um dos reconhecimentos foi conquistado pela equipe da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Marconi Coelho Reis, de Cascavel, formada pelos estudantes Davi Oliveira Silva, João Pedro Monteiro Silva e Jordana da Silva Mendonça. O grupo obteve o 4º lugar geral na categoria Engenharia Ambiental e também alcançou o 1º lugar no Prêmio Ciências da Vida, concedido pela Sociedade Honorária de Pesquisa Científica (Sigma Xi), com o projeto “Sustainpoly: biocompósitos poliméricos sustentáveis a partir do hidrogel de coprodutos do maracujá”.

Outro destaque cearense foi a estudante Yanna Francisca Nogueira Queiroz, da EEMTI Deputado Joaquim de Figueiredo Correia, de Iracema, premiada na categoria Ciências Sociais e do Comportamento. A pesquisa “Rastreando a demografia do feminicídio no Ceará (2022-2025) através do aprendizado de máquina e análise cartográfica” conquistou o 4º lugar na competição, sendo reconhecida por sua relevância social e uso de tecnologias de análise de dados.

As duas iniciativas chegaram à etapa internacional após se destacarem na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2026, evento nacional que credenciou os projetos para a ISEF. Os resultados reforçam o protagonismo da rede pública estadual do Ceará na produção científica estudantil e o impacto de pesquisas desenvolvidas nas escolas em temas como sustentabilidade, tecnologia e questões sociais.