O chefe do Ministério Público cearense e a cúpula da Abin se encontraram em Fortaleza para selar um acordo de cooperação técnica. O foco central da agenda é o compartilhamento estratégico de dados e a sincronização de esforços para desarticular grupos criminosos no estado.
A capital cearense foi palco de uma articulação estratégica entre o Ministério Público do Estado (MPCE) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na tarde desta segunda-feira. O Procurador-Geral de Justiça, Herbet Santos, recebeu Luiz Fernando Corrêa, diretor-geral da agência, para alinhar protocolos de auxílio mútuo e operações casadas contra o crime organizado.
Durante a reunião na sede da PGJ, Santos enfatizou que a blindagem da sociedade depende diretamente da capacidade das instituições de falarem a mesma língua. Ele pontuou que o aprimoramento do fluxo de informações entre o órgão estadual e a agência federal é um passo vital para dar mais precisão às investidas de segurança.
Por sua vez, Luiz Fernando Corrêa apresentou as ferramentas do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), reforçando como a rede nacional pode potencializar investigações locais. O encontro contou ainda com a presença de lideranças operacionais do MPCE, como coordenadores do Gaesp e do Nusit, além de oficiais de alta patente da Abin, consolidando uma frente técnica de monitoramento e repressão qualificada.
