Sobral tem 150 urnas a menos nas eleições 2020; entenda o que muda nos locais de votação

Sobral tem 150 urnas a menos nas eleições 2020; entenda o que muda nos locais de votação

Na realização das eleições municipais 2020, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou algumas mudanças em relação aos locais de votação em Sobral. No total, 150 urnas foram retiradas, e as seções correspondentes foram agregadas ou distribuídas entre as restantes.

Entenda abaixo o que significa seções agregadas ou distribuídas, e como isso altera os possíveis locais de votação.

Segundo o site do TRE, que informa os dados sobre as seções de votação, há em Sobral 374 seções principais, 55 seções agregadas e 95 seções agregadas. Seção principal significa que esta possui urna eletrônica própria, não dependendo de outra seção.

Nas seções agregadas, conforme o próprio TRE, todos os eleitores de uma determinada seção são alocados em uma seção principal. Em geral, a seção principal que recebe a outra seção é a que possui o maior número de eleitores.

Quando uma seção é distribuída, significa dizer que seus eleitores foram divididos em várias seções próximas.

Essa agregação normalmente é realizada entre seções de um mesmo local de votação, porém existem casos de agregações realizadas entre seções de locais diferentes.

Na transferência temporária de eleitores, novo recurso visando a otimizar a utilização de urnas eletrônicas, houve a distribuição de eleitores entre seções num mesmo local de votação. As seções cujos eleitores foram alocados em outras estão identificadas como "distribuídas" e não terão urna eletrônica exclusiva nessa eleição.

Ainda segundo o TRE, é importante lembrar que as alterações efetuadas para as eleições são temporárias, não modificando a situação do Cadastro Eleitoral, no qual as seções continuam independentes (sem agregações ou distribuição de eleitores) e alocadas nos locais de votação originais.

Para saber se houve alteração no seu local de votação, clique aqui para fazer a consulta no site do TSE.