Denis Bezerra e o PSB do Ceará

Denis Bezerra e o PSB do Ceará

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) secção cearense deverá ser o maior aliado do governador Camilo Santana (PT) e do presidente estadual do PDT, o senador Cid Gomes, nas eleições municipais de 2020. É preciso compreender o significado do PSB na política local, como ator político-eleitoral de estabilização e manutenção da aliança PT e PDT nos grandes centros urbanos. O presidente estadual do PSB, o deputado federal Denis Bezerra, pode ser considerado como um jovem líder em ascensão no xadrez eleitoral do Ceará.

O estilo comedido do deputado federal, Denis Bezerra, é a sua principal característica e também sua marca política. Denis Bezerra não tem interesse em chamar atenção dos principais analistas políticos ou veículos de comunicação. O mesmo trabalha num ritmo frenético e ao mesmo tempo é discreto em relação aos seus resultados espetaculares: a presidência estadual do PSB; e o principal aliado do condomínio político-administrativo-eleitoral de Camilo-Cid.

O presidente estadual do PSD, o ex-deputado Domingos Filho, assim como o presidente estadual do PP, o deputado federal AJ Albuquerque, têm grande aproximação com o grupo do senador Cid Gomes (PDT), sendo ambos aliados secundários, em relação ao grupo político do governador Camilo Santana (PT) e do ex-senador Eunício Oliveira (MDB). O presidente do Solidariedade, o deputado federal Genecias Noronha, sempre manteve uma linha de colaboração com o cidismo-trabalhista e o Governo Estadual, porém, é uma liderança de perfil independente no espectro político-eleitoral.

O presidente do Cidadania (PPS) e secretário municipal, o empresário Alexandre Pereira, também mantém uma relação política-administrativa, com o senador Cid Gomes (PDT) e o governador Camilo Santana (PDT), todavia, já caminha para um posicionamento de independência na sucessão municipal de Fortaleza, no próximo ano. O presidente estadual do PTB e prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, sem dúvida mantém boa relação política-administrativa com o bloco partidário PT e PDT a nível estadual, mas sempre dando ênfase à sua reeleição ou política municipal de Juazeiro do Norte.

A direção estadual do Partido Socialista Brasileiro deverá ser o principal fiador político-eleitoral dos candidatos cidistas e dos candidatos camilistas sem espaço nas legendas do PDT e do PT, nas eleições municipais de 2020. É preciso frisar que a agremiação partidária socialista não é legenda de aluguel, e sim ponto de congruência do campo democrático. O governador Camilo Santana (PT) e o senador Cid Gomes (PDT) têm no deputado federal, Denis Bezerra (PSB), o novo aliado político-administrativo-eleitoral para a diminuição das zonas de atritos da enorme base governista.

A nova fase de aliança do governador Camilo Santana (PT) e do senador Cid Gomes (PDT), já necessitava de um novo parceiro político-eleitoral, para trazer mais equilíbrio e construir uma ponte democrática entre os maiores grupos da política cearense. O PSB secção cearense já vinha há muito tempo trabalhando numa excelente relação de prováveis pré-candidatos aos executivos municipais, assim como nas câmaras municipais. Os socialistas se tornaram por seus próprios méritos os principais aliados do condomínio político-administrativo camilista-cidista. O deputado federal, Denis Bezerra, vai manter a sua postura republicana da manutenção da estabilidade política-administrativa independente dos conflitos de interesses da política nacional.


luiz-claudio.jpg  Luiz Cláudio Ferreira Barbosa sociólogo e consultor político