Santa Quitéria tem 100% das vacinas aplicadas e 0% de transparência no vacinômetro

Santa Quitéria tem 100% das vacinas aplicadas e 0% de transparência no vacinômetro

'Vacina sem transparência não vale', diz vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas)

Em reportagem do O Povo, Santa Quitéria faz parte dos 10 municípios que já aplicaram 100% das vacinas disponíveis contra a Covid-19. Já no portal da transparência da prefeitura, santaquiteria.ce.gov.br/vacinometro , das 464 vacinas recebidas 0% das doses foram aplicadas.

sq transparencia

O Vacinômetro, criado pela Prefeitura de Santa Quitéria, deveria funcionar como uma ferramenta de fiscalização para a população e entidades públicas, com o objetivo de combater casos de aplicações irregulares das vacinas, popularmente conhecidos como “fura-fila”.

Conforme apurado pelo portal de notícias A Voz de Santa Quitéria, uma digitadora, filha do coordenador de epidemiologia do município, postou, em suas redes sociais, foto tomando a vacina, fato que gerou revolta popular por supostamente ser um caso de "fura-fila".

Transparência das Vacinas

Segundo o Ministério Público, os dados referentes aos vacinados devem ser alimentados, diariamente no portal da prefeitura, de modo que a população e os órgãos de controle possam acompanhar em tempo real o andamento das ações. O nome, grupo ao qual pertencem as pessoas já vacinadas, data da vacinação e o nome do agente público responsável são informações indispensáveis ao efetivo exercício do controle do Plano de Vacinação, tanto por parte da sociedade quanto pelos órgãos públicos.

Covid-19 em Santa Quitéria

Em 2020, sob a gestão de Tomás Figueiredo, Santa Quitéria conseguiu frear o avanço crítico de contágio. Hoje, sob nova gestão, o município segue a mais de 1 mês em nível de alerta “altíssimo” e vive o seu pior momento de contágio desde o início da pandemia.