Problemas no cadastro para vacinação geram aglomeração em posto de saúde de Fortaleza

 Problemas no cadastro para vacinação geram aglomeração em posto de saúde de Fortaleza

Filas de idosos e profissionais da saúde foram registradas no posto de Saúde Miriam Porto Mota, localizado no bairro Aldeota, nesta segunda-feira (25).

A aglomeração foi provocada por problemas no cadastramento dos grupos prioritários para agendamento da vacina contra Covid-19. Erros na informação de documentos e dúvidas sobre o cadastro levaram os cidadãos a procurar a regularização da situação de forma presencial.

Pessoas presentes na unidade portavam os documentos dos parentes e levavam questionamentos. Ao cadastrarem os idosos da família no aplicativo Mais Saúde Fortaleza, uma mensagem comunicava erro e necessidade de adequação ao sistema.

O administrador Lissandro Rodrigues foi até o posto de saúde mais próximo da residência, como orientado no aplicativo, regularizar a situação do pai. “Tentei agendar mais não consegui porque deu uma pendência atrelada ao CPF, e vim tentar resolver”, contou. Outros relatos dão conta de erros em dígitos dos documentos, bem como letras erradas no preenchimento do nome completo.

Primeiro contato com o atendimento público

“O que ocorre é que muita gente nunca nem teve contato com o atendimento público, e agora precisa regularizar”, disse Lorena Menezes, coordenadora do equipamento de saúde. Na unidade, duas funcionárias a mais foram alocadas na recepção, para orientar os pacientes.

Quatro salas, como a de laboratório, também ficaram à disposição dos atendimentos, no caso de idosos que foram ao posto solucionar os problemas.
Idosos não precisam comparecer para regularizar cadastro

“A gente vem recebendo esse aumento de demanda há uns 15 dias. E temos orientado que idosos não precisam vir, apenas alguém da casa com o documento oficial e comprovante de residência”, explica a coordenadora.

Além do aplicativo Mais Saúde Fortaleza, a população pode se cadastrar pelo site Vacine Já. Se o agendamento foi concluído, basta esperar a comunicação via e-mail ou telefone, de acordo com os profissionais.
Falha técnica cadastra idosos para vacinação no Centro de Eventos

Devido a uma falha, o aplicativo Mais Saúde Fortaleza também permitiu que 800 idosos com mais de 75 anos fossem cadastrados para receber a vacina no Centro de Eventos, local designado para a imunização apenas de profissionais da saúde. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reiterou que idosos devem ser vacinados em domicílio ou pelo sistema drive-thru. Detalhes como local, data e horário devem ser informados posteriormente.