Erinaldo acusado de plagiar idéias da oposição, assim começa a campanha da OAB-CE

Erinaldo acusado de plagiar idéias da oposição, assim começa a campanha da OAB-CE

Começou a campanha para OAB-CE. E começou da pior maneira. O candidato da situação, o atual presidente da seccional cearense Erinaldo Dantas, que disputa a reeleição, foi acusado de copiar e colar propostas da oposição como se fossem suas. Trata-se da Anuidade CASHBACK, idéia original que estava circulando nas reuniões temáticas que acontecem desde de maio nas chapas oposicionistas.

De forma inesperada, de uma hora para outra, a proposta apareceu estampada no site da entidade no dia 13 de agosto de 2020, com Erinaldo Dantas afirmando ser o projeto, “mais um compromisso de campanha da gestão 2019/2021.”

“Todos estranharam a coincidência, digamos assim, porque ‘Herinaldo’ nunca antes falou em anuidade cash-back, nem como candidato (na campanha em 2018), nem como presidente (no triênio 2019, 2020, 2021)”, comenta candidato ao Conselho Federal na próxima eleição, que pediu reservas, enquanto promove investigação sobre o fato. “Herinaldo prometeu um bumerangue, medida que virou uma baladeira para jogar pedras na cabeça dos advogados”, ironiza.

A oposição desconfia que o cash-back do Erinaldo é meramente eleitoreiro, que não é para valer, porque lançado sem garantias concretas. De fato, no site da OAB está escrito que os créditos só serão convalidados entre 30 a 90 dias, muito tempo depois de passada a eleição “Os créditos ficam como ‘pendentes’ até a loja conveniada aprovar o valor, o que pode levar entre 30 e 90 dias. Esta aprovação não tem relação com o envio dos produtos adquiridos”, é o texto explicativo postado no site da OAB Ceará.

A anuidade é um dos calos da atual gestão. Na eleição passada foi prometida a redução da anuidade de 600 reais para 300 reais, mas aconteceu justamente o contrário, Erinaldo Dantas aumentou a anuidade para 900 reais. Existem denúncias de parcelamento indevido da anuidade por parte da atual gestão, medida que teria beneficiado eleitores da situação.

“Por essas e outras, cada vez mais estão a escrever o nome do Erinaldo com H, porque foram muitas promessas não cumpridas”, lamenta, acrescentando que devido o número da advogados com a anuidade atrasada, a abstenção será recorde, fato que deve aumentar ainda mais a crise de representatividade.

A eleição na OAB Ceará está marcada para o dia 17 de novembro.

Image