Célio Studart participa de reuniões visando aprovação do piso salarial da Enfermagem

Célio Studart participa de reuniões visando aprovação do piso salarial da Enfermagem

Votação está marcada para a próxima quarta-feira (4); na mesma data haverá sessão solene em homenagem à categoria

O deputado Célio Studart (PSD-CE) participou nesta quarta-feira (27) de articulações políticas importantes visando a votação do PL 2464/20, marcada para o próximo dia 4 no Plenário da Câmara. No centro das discussões, fontes de financiamento para bancar o pagamento do piso salarial, estimado em R$ 16,3 bilhões/ano, incluindo os setores público e privado.

Na condição de presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem, Célio esteve com o senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, e com representantes de entidades nacionais da categoria ao lado de outros congressistas. “A enfermagem enfrenta jornada exaustiva, salários baixos, pressão e tensão que levam a grave stress, desrespeito e insegurança. O piso salarial é um direito que vamos assegurar em lei”, ressaltou.

Segundo ele, há fontes viáveis, a exemplo de recursos de fundos públicos da União, tributação de jogos de azar e desoneração da folha na área da saúde. A definição de quais delas serão efetivamente usadas deve ocorrer até o dia da votação.

SESSÃO SOLENE
A presidência da Câmara aprovou o pedido de Célio para a realização de uma sessão solene em homenagem à Enfermagem brasileira para a data de votação do PL 2564/2020 Também solicitado por outros parlamentares, o evento está confirmado para quarta-feira, dia 4, às 11h30. Segundo o parlamentar cearense, o trabalho desenvolvido pela categoria é de suma importância para a saúde da população, e a inquestionável relevância social da atividade deve ser lembrada e exaltada pelo Congresso Nacional.

Estarão presentes profissionais vindos de várias partes do país em virtude da votação do PL, aguardada por muita expectativa pela categoria. Serão convidados para a cerimônia representantes de entidades que integram o Fórum Nacional da Enfermagem: Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social (CNTSS), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ANATEN) e Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEnf).

Image