Ar-condicionado: cuidados necessários com a saúde

Ar-condicionado: cuidados necessários com a saúde

Com a pandemia do coronavírus, permanecer em ambientes fechados não é uma boa escolha. Mesmo assim, muitos optaram por ligar o ar-condicionado para combater o calor nos dias mais quentes.

Com o frio, porém, o aparelho agora segue desligado. Então, esse é um bom momento para limpar o equipamento e, assim, evitar possíveis problemas para a saúde.

A falta de higienização do ar-condicionado provoca o desenvolvimento de fungos e bactérias. Com isso, fica mais fácil o surgimento de doenças respiratórias, infecciosas ou alérgicas. Bactéria muito perigosa, a legionella pode se desenvolver, por exemplo.

Alerta

É importante destacar que nem todas as pessoas ficam doentes apenas por permanecer em um ambiente com um aparelho de ar-condicionado sem manutenção ligado. Depende muito da defesa imunológica do organismo de cada pessoa.

Segundos médicos infectologistas, pessoas portadoras de doenças respiratórias são mais propensas ao contágio. Na lista estão também indivíduos com baixa imunidade. Por exemplo: um paciente com diabetes pode agravar o caso. Por isso, é muito importante fazer a manutenção periódica dos aparelhos.

Fonte: Estadão Conteúdo

Image