Advocacia Digital e Humanizada

Advocacia Digital e Humanizada

Muito antes da pandemia, o modelo de negócio no escritório Gaudenio Santiago Advocacia sempre foi baseado no valor de cada membro da equipe, material humano imprescindível para o sucesso de qualquer negócio.

Alinhado a esta premissa estivemos sempre adeptos à tecnologia e suas ferramentas disponíveis no mercado, deixando o advogado mais eficiente junto aos clientes.


Como foi a adaptação do escritório durante a pandemia? Já estávamos adaptados. A transformação digital não tem a ver com a tecnologia disponível – tem a haver com estratégia e novas maneiras de pensar. A título de exemplo, quando implantamos a plataforma de assinatura eletrônica em meados de 2019 escutamos de “advogados pré-digitais” que o cliente não iria se submeter a assinar uma procuração por meio de e-mail. Mesmo assim, investimos pesado na plataforma e na cultura organizacional para que nosso escritório estivesse adaptado, sendo pioneiro na utilização de plataformas de assinatura eletrônica, no qual torna-se desnecessária a presença física das partes, e foi essencial para garantir o nosso sucesso na prestação de serviços durante a pandemia.

Já passado mais de um ano em home office, ainda sem vacina da Covid-19 para todos, o retorno presencial somente ocorrerá após a vacinação de toda nossa equipe, tudo em respeito aos nossos advogados, familiares e clientes. A transformação digital exige uma visão holística da estratégia de negócios, não é porque
algumas empresas conseguiram sobreviver durante a pandemia e manusear ferramentas tecnológicas que podem ser consideradas digitais. As tecnologias não se limitam a transformar somente um aspecto da gestão de negócios, mas praticamente todos os aspectos, incluindo pessoas.

Nosso desafio atual é produzir fluxo de informações para realização de registros, captações e análises de uma maneira que seria impossível até pouco tempo atrás. A compreensão de como usar esses dados para fins estratégicos, como fonte de novo valor para as empresas, é o nosso próximo domínio importante da transformação digital.


Gaudenio Santiago
Advogado e sócio-fundador do escritório Gaudenio Santiago Advocacia