2020 já superou homicídios de todo ano de 2019

2020 já superou homicídios de todo ano de 2019

Até a meia-noite do dia 24/06/2020 (quarta-feira), o Ceará havia contabilizado impressionantes 2246 homicídios!

Com uma média diária de 12,76 homicídios em 2020, muito provavelmente hoje estaremos comemorando um dia terrível, mas até certo ponto previsível: alcançaremos o mesmo número de homicídios de todos os 12 meses de 2019, ou seja, 2257, em menos de 6 meses! Estamos a apenas 11 mortes para isso.

Desde o início da sua primeira gestão, em 2015, o governo errou, errou novamente, continuou no erro, não ouviu pessoas que realmente entendiam de segurança pública, negligenciou suas responsabilidades, foi intolerante com as evidências, preferiu ouvir tolos e insensatos, se enterrou em um obscurantismo tacanho. O resultado: Mais de 22.000 homicídios, um estado entregue a grupos narcotraficantes, recorde de mortes de mulheres e jovens, pessoas sendo forçadas a se mudarem, apavoradas com as ameaças de criminosos.

Essa gestão apostou em uma configuração política atrasada que protegeria toda a sua incompetência administrativa, colocando sua população em um eterno inferno homicida, a mercê de gangs e grupos criminosos, sem qualquer contestação. Absolutamente sem moral ou capacidade reativa, o governo segue bêbado, com as “calças arreadas”, amedrontado, colocando os operadores de segurança pública em uma situação de risco, descontrole sem planejamento, deteriorando a reputação histórica de nobres instituições como a Polícia Militar e a Polícia Civil. Não há qualquer saída, essa é a verdade que o governo não tem a dignidade de falar, preferindo promover “lacramentos”, “cortinas de fumaça” e aparições cínicas na imprensa. Um espetáculo de horror e desrespeito com sua população, miseravelmente açoitada pela COVID – 19 e pela onda desenfreada de homicídio. A gestão morreu … e o cadáver está exposto nas ruas para quem quiser ver!

Prof. José Raimundo Carvalho

CAEN/UFC