Ministerio das Minas e Energia garante a Tomas Figueiredo retomar mina de Itataia de Santa Quitéria

Ministerio das Minas e Energia garante a Tomas Figueiredo retomar mina de Itataia de Santa Quitéria

Prefeito de Santa Quitéria Tomas Figueiredo está em Belo Horizonte, Minas Gerais, conferindo a EXPOSIBRAM 2019.

Considerada uma das maiores exposições de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM é a exposição do poderoso IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração) e reúne empresários, representantes de organizações governamentais e privadas em um só lugar. O evento começou no último dia 9 e vai até amanhã, 12 de setembro.

Para ter uma noção da grandiosidade da exposição, o evento envolve números expositores e congressistas de 30 países, representando as principais mineradoras com atuação global e grandes fornecedores de produtos e serviços do setor.

O evento apresentou as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos e gestão.

Paralelo à exposição, acontece o Congresso Brasileiro de Mineração, com palestras e debates sobre as perspectivas dos negócios para as próximas décadas anunciadas pelas mineradoras.

Pela quantidade de informações circulantes, o Congresso atrai a cada edição milhares de especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas.

Uma indústria mais segura para as pessoas e o ambiente, mais próxima das comunidades, mais transparente, inclusiva e aberta a críticas e sugestões e incentivadora da inovação. Estes são os principais objetivos discutidos e anunciados pelo IBRAM, que iniciou o processo de transformação da mineração brasileira. As metas estão expostas na ‘Carta de Compromisso do Instituto Brasileiro de Mineração Perante a Sociedade’.

Foi assinado acordo de cooperação com a Associação de Mineração do Canadá (MAC) para implantar no Brasil a metodologia TSM (Towards of Sustainable Mining) que aumenta Mineração Sustentável.

Urânio e Fosfato — Ontem, 10/09, o prefeito Tomas Figueiredo esteve reunido com o Secretário de Geologia e Mineração do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Vidigal, que reafirmou o compromisso do Ministério de Minas e Energia e do Governo Bolsonaro com o Projeto Itataia Santa Quitéria.

Hoje, 11/09, o prefeito participou de painel com a Secretária Adjunta do Ministério de Minas e Energia Lilia Santagostinho, que falou das perspectivas do setor mineral, destacando o potencial de Santa Quitéria.

Santa Quitéria também é famosa no mundo da mineração brasileira pelas rochas ornamentais como terra do Granito Branco Ceará.

“Estou aqui me sentindo importante, porque Santa Quitéria é muito importante para a mineração brasileira. Somos a terra do fosfato e do urânio. Fosfato para agricultura e urânio para a energia. Com a abertura da mina de Itataia de Santa Quitéria, nossa cidade será uma das mais importantes cidades do Brasil”, disse o prefeito, que esteve na exposição acompanhado por Tomas Figueiredo Filho, diretor da Agência Nacional de Mineração, órgão do governo federal que regula e fiscaliza o setor de mineração no país.

A abertura da mina de Santa Quitéria é uma luta que já atravessa três gerações na família Figueiredo, começou com Chico Figueiredo, passou por Tomas Figueiredo e ganhou impulso com Tomas Figueiredo Filho.