Futuro para o atendimento no mercado de seguros

Futuro para o atendimento no mercado de seguros

A tecnologia veio para diversificar as opções de atendimento e para facilitar a relação entre empresa e cliente

Atualmente, diversos segmentos da economia estão em processo de mudança, modernização de equipamentos, e incorporação da tecnologia como uma ferramenta para a melhoria no atendimento e facilitação nos processos diários. E o mercado de seguros não poderia estar fora de um processo necessário e que apresenta vantagens tanto para o cliente quanto para a empresa. Dessa forma, com a incorporação das novas tendências é possível oferecer aos clientes opções mais modernas de atendimento.

“As corretoras de seguros, atualmente, estão diversificando os serviços com a utilização de ferramentas digitais tais como: WhatsApp, gravação de vídeos e/ou vídeo chamadas, entre outros. Essa é uma tendência mundial e, cada vez mais, está sendo incorporada no dia-a-dia do brasileiro”, comenta Luan Rocha, especialista em seguros e sócio-diretor da Master Future. Nesse cenário é possível iniciar e concluir todos os passos para a contratação de um seguro para carros, imóveis, vida e/ou outros bens materiais.

O atendimento 100% online é uma das tendências mais marcantes dentro do mercado de seguros. De fato, há uma inclinação presente na maioria dos setores para implementação de ferramentas modernas e digitais que possam facilitar o contato e a captação de clientes para os mais diversos segmentos. Mas como ele funciona na prática? confira a seguir.

Atendimento online

“O primeiro passo para escolher um seguro confiável é procurar uma corretora de seguros que tenha renome no mercado e que ofereça as ferramentas que o cliente necessita para facilitar o processo de aquisição”, afirma Luan Rocha, especialista em seguros e sócio-diretor da Master Future. Dentro desse cenário, é necessário exemplificar quais são os processos para a contratação, de forma online, de um seguro auto, por exemplo.

1. Entre em contato com uma corretora de seguros confiável e que ofereça atendimento online (à distância).
2. Você deverá enviar os dados (informações, fotos, vídeos) necessários para o consultor fazer a cotação do seu seguro, esse envio poderá ser feito via WhatsApp.
3. Após a coleta das informações o responsável irá preencher as suas informações em um programa que vai fazer a cotação inicial em inúmeras seguradoras ao mesmo tempo. Esse é um processo que leva, em média, 4 minutos.
4. Após a apresentação da proposta é feita a escolha da apólice conforme a necessidade do cliente e em seguida será gerado um documento para assinatura digital do contratante.
5. O primeiro pagamento referente à contratação, pode ser feito mensalmente ou anualmente.

Se faz necessário ressaltar que, muitas vezes, as corretoras não apresentam o mesmo atendimento ao cliente. O cenário descrito acima faz alusão a uma composição entre atendimento online com o auxílio de um consultor especializado.

Dessa forma, com o auxílio da tecnologia os consultores guiam o cliente e fazem parte de todo o processo que envolve a contratação de um seguro. “A facilidade e a ausência de burocracias desnecessárias atraem o cliente que poderá fechar um negócio personalizado e sem sair de casa, tudo isso usando apenas a tela de um computador e/ou celular”, diz Luan Rocha, especialista em seguros e sócio-diretor da Master Future.

Image