Playstation 5 revelado: as feras estão no horizonte e já podemos ouvi-las rugir

Playstation 5 revelado: as feras estão no horizonte e já podemos ouvi-las rugir

Com uma apresentação via streaming, ao invés dos costumeiros palco e plateia, a Sony revela seu guerreiro para o quinto round da luta Playstation x Xbox.

Às 17 horas de hoje, a Sony entrou no ar com a apresentação mais esperada do ano pelo público gamer. Mesmo "caixistas" esperavam ansiosos para saber o que a concorrente de seu console favorito vinha aprontando cercada de tantos segredos.

Muito se especulou sobre os detalhes desta conferência. Iria a Sony mostrar apenas o console? Talvez apenas uma sombra ou silhueta? Ou mostraria apenas jogos, mas sem revelar o bendito console? E desses jogos, seriam apenas aqueles que vemos todos os anos como Assassin's Creed (no caso o Valhalla que já teve trailer revelado), mais um Battlefield, mais um Call of Duty, mais um NBA, FIFA?

Superando as expectativas mais otimistas, a conferência começou com algumas poucas palavras de Jim Ryan, presidente da Sony e foi direto para os trailers. E foram trailers e mais trailers. Uma ótima e balanceada seleção entre novas IPs ("Propriedades Intelectuais", franquias), continuações esperadas e claro, alguns anúncios mais mornos, não se pode esperar uma hora e quinze só de games imperdíveis. Uma parte considerável foram jogos de aventura, muito populares no PS1 e PS2 como Ratchet & Clank: Rift Apart, Bugsnax, Solar Ash e a continuação da franquia de grande sucesso Oddworld Soulstorm.

MAS AFINAL, OS PS5 É ISSO TUDO MESMO?
Há algumas semanas veio a publico uma tech demo absolutamente deslumbrante, que é uma "prova" de uma nova tecnologia, da engine gráfica Unreal Engine 5 e como ela poderá ser usada no PS5 (detalhe apenas que esta mesmo engine será usada em jogos de PC e de XBox Series X), que deixou o público e a imprensa especializada de queixo caído. Ainda que olhando rápido, pareça não haver grande diferença, os detalhes dos reflexos da luz e do som em tempo real, usando a chamada "Tecnologia Ray Tracing", são realmente belíssimos.

Unreal Enfine 5 Tech Demo

 

O que tem dentro do bicho, afinal?
• CPU: Processador AMD de 8x núcleos Zen 2 a 3.5GHz (frequência variável)
• GPU: 10.28 teraflops (TFLOPs), 36 CUs a 2.23GHz (frequência variável)
• Arquitetura de GPU: Custom RDNA 2
• Memória/Interface: 16GB GDDR6/256-bit
• Largura de banda de memória: 448GB/s
• Armazenamento interno: Custom 825GB SSD
• IO Throughput: 5.5GB/s (Raw), Typical 8-9GB/s (Compressed)
• Armazenamento expansível: Slot de NVMe SSD
• Armazenamento externo: Suporte para HDD com USB
• Drive ótico: Drive de UHD Blu-ray 4K
• Suporte a Ray-Tracing

"Mas que cascalhos significa todo esse lé com cré?"
De forma bem resumida: um potencial para gráficos deslumbrantes, carregados a uma velocidade quase instantânea graças ao armazenamento em SSD, loads minúsculos ou imperceptíveis, som imersivo e o preço de um rim. Ainda não foi divulgado o valor de lançamento do PS5.

Estimava-se que seria pouca coisa mais barato que o XBox Series X, já que o console da Microsoft é mais poderoso, mas algumas declarações em recente entrevista, Jim Ryan deu a perspectiva:
"Não só o Playstation 5, mas a próxima geração de consoles será uma linha PREMIUM de vídeo games de altos custos".
"Eu só não vou dizer, necessariamente, que o preço do PS5 venha a ser o mais barato do mercado".

Ou seja, se você é jogador de longa data, terá aquela sensação da sua mãe dizendo "na volta a gente compra", mas desta vez vinda da sua carteira.

XBox Series X ou PS5? Bom, em números nas especificações o console da Microsoft leva a melhor, mas saiba que em tecnologia computacional, arquitetura faz uma enorme diferença, mas na prática, a diferença vai ser talvez, do nariz do protagonista mostrar 15 milhões de poros no XBox SX e "apenas" 14 milhões no PS5, o que não fará a mínima diferença quando os tiros estiverem voando em sua direção.
Ao final da exibição, finalmente a fuça do novo console foi mostrada. Com respostas que dividiram opinião entre "ridículo" e "incrível". Deixaremos para você a conclusão.
Uma coisa que a geração Playstation 2, Nintendo 64 nos mostrou foi que, não importa se seu console consegue levar um Nokia 1100 para a lua, ou que ele seja e última moda em Paris, VÍDEO GAME É JOGO! Bons jogos na maior quantidade possível determinam o sucesso ou fracasso de um console. E então, vamos a eles:

 

Project Athia

 

Stray

 

Little Devil Inside

 

Deathloop

 

Solar Ash

 

Returnal

 

Astro's Playroom

 

Kena: Bridge of Spirits

 

Godfall

 

Horizon Forbidden West

 

Gran Turismo 7

 

Marvel's Spider-Man: Miles Morales

 

Demon’s Souls

 

Oddworld Soulstorm

 

Sackboy A Big Adventure

 

Ratchet & Clank: Rift Apart

 

Resident Evil 8 Village

 

PS5 Hardware Reveal

 

DualSense Wireless Controller