Lovecraft Country: horror humano e sobrenatural

Lovecraft Country: horror humano e sobrenatural

Com seu décimo capítulo, encerra-se a primeira temporada da série baseada na obra do mestre do horror cósmico.

Screenshot_2020-10-21 lovecraft – Pesquisa Google.jpg

Àqueles que não conhecem, em 1890 nasceu Howard Phillips Lovecraft em Rhode Island, Estados Unidos. Mais conhecido como H. P. Lovecraft, o escritor criou um marco ao mesclar elementos de ficção científica e terror. Em suas obras, os monstros veem de outras dimensões, de longe no espaço. A magia é tratada como uma ciência sobre a qual a maioria pouco sabe e por isso é vista por eles como sobrenatural, mas apenas como resultado de cálculos e experimentos pelos que a conhecem.

Screenshot_2020-10-21 lovecraft country – Pesquisa Google.jpg

Ouso dizer que a característica mais marcante em seus textos é a forma como ele cria as ameaças em nossas mentes. Observe:

"A criatura se arrastava sobre o assoalho, serpenteando lentamente sua calda à procura de sua presa. Sua bocarra semelhante a de um tubarão e capaz de engolir um recém nascido de uma vez, estava aberta e salivando em antecipação ao banquete".

"Escondida sob a mesa baixa, a jovem observava a criatura sair de um portal que pairava no ar em um ângulo impossível. A pele lisa refletia uma cor que ninguém na Terra jamais vira. Ainda que estivesse olhando para a forma irregular da criatura, os sons que ela fazia pareciam vir do lado de fora da casa, mesmo o silvar suave a gutural que escapava de suas inúmeras bocas".

Percebe que ainda que a ameaça seja perfeitamente clara no primeiro exemplo, ainda que o monstro pareça assustador quando imaginado, há um sentimento de desconforto, de "algo errado" no segundo exemplo pela simples incapacidade de imaginar com exatidão o que está sendo descrito? E estas são meras linhas de um leigo, Lovecraft possuía realmente um dom de nos amedrontar e fundir nossas cucas ao mesmo tempo.

lovecraftcountry1x1-6_Easy-Resize.com_.jpg

Meu problema com Lovecraft Country está diretamente ligado a esta característica do autor. Existem vários filmes como À Beira da Loucura, ou o trash Necronomicon, o Livro Proibido dos Mortos e A Cor que Caiu do Espaço, assim como jogos de vídeo game (Call Of Cthulhu de 2018 e The Sinking City de 2019, sendo alguns dos mais recentes). Há uma perda nessas mídias visuais porque o monstro construído na sua cabeça é sempre pior do que o que quer que lhe seja mostrado, sendo estas obras, sempre alvo de críticas neste aspecto.

lovecraft_country.jpg

Se Lovecraft Country, que inclusive trás o nome do autor no título, se propõe a ser inspirado em sua obra, o insinuar, a sombra, a silhueta dos monstros e das ameaças, espera-se que seja o mais comum, entretanto ocorre justamente o contrário. Monstros são mostrados logo nos primeiros episódios sob iluminação suficiente para serem perfeitamente compreendidos, ameaças e inimigos ficam claros logo de cara, não há margem para a sua imaginação trabalhar e tornar os medos maiores, porque já estão ali definidos e delimitados. Deixando claro, a série é muito boa, as atuações excelentes, o que ocorreu foi um enfraquecimento do potencial de suspense e medo que a série podia e devia alcançar.

O que a produção fiz muito bem foi alternar na medida certa entre as ameaças sobrenaturais e as ameaças meramente humanas. Um erro que muitos filmes e séries caem é o de ter apenas os monstros "estranhos" como inimigos, esquecendo o quão assustador é ver que pessoas podem ter atitudes e desejos monstruosos. Saber que o seu vizinho pode ser capaz de atrocidades tremendas é, na maior parte das vezes, mais assombroso que ser comido por um bicho estranho vindo do espaço. Outro ponto importante, e mesmo curioso, está no forte teor racial e de empoderamento feminino. E curioso pelo fato que Lovecraft, dada sua situações social e época, era reconhecidamente bastante racista.

 

lvc.jpgScreenshot_2020-10-21 lovecraft country environments – Pesquisa Google.jpg

A direção de arte é outro ponto maravilhoso, trazendo uma ambientação fenomenal, nos tranportando com perfeição para os anos cinquentas.

Lovecraft-Country-Setting.jpg

Lovecraft Country é excelente, um grande acerto da HBO, mas se a intenção era tê-la como grande atração como foi Game of Thrones, ou mesmo como foi West World, sinto que foram pelo caminho mais fácil, de assustar pelos monstros horrorosos e perderam a chance de apavorar e incomodar de modo mais profundo.

Image