Jogos de Tabuleiro Modernos: o que há de novo no velho hobby

Jogos de Tabuleiro Modernos: o que há de novo no velho hobby

A ascensão da brincadeira, levada a sério.

Se você foi criança nos anos 80s e 90s, há uma boa chance de ter gastado horas e mais horas jogando coisas como War, Banco Imobiliário, Jogo da Vida, Scotland Yard, Detetive, apenas para citar alguns.

 Banco.jpgdetetive.jpg

war.jpgjogo-da-vida-estrela-edicao-80-anos-11635576.jpg

Se eu lhe disser que, ainda que forcemos a memória para montar uma lista bem extensa de jogos, adicionando Combate, Cara a Cara, e outros da época, dificilmente conseguiremos uma lista longa o bastante para ultrapassar a quantidade de jogos lançados atualmente em apenas um ano.

Seja por lançamentos diretos das grandes e poderosas desenvolvedoras de jogos ou via financiamento coletivo, centenas de milhares de novos "board games" (ou "jogos de tabuleiro") são lançados anualmente e este número não parece que vá diminuir tão cedo.

COMEÇANDO DO COMEÇO. OU QUASE.
Klaus Teuber, alemão nascido em 25 de junho de 1952, é reconhecido por grande parte das pessoas do hobby como o "pai dos jogos de tabuleiro moderno".

Trabalhando no jogo desde 92, em 95 Teuber consegue lançar pela editora Kosmos "Settlers of Catan", ou "Colonizadores de Catan" (mais comumente conhecido apenas como "Catan"). O jogo se tornou extremamente popular, até hoje, com mais de 20 milhões de cópias vendidas em mais de 30 idiomas.

Jogos-de-Tabuleiro-Moderno-Catan-Primeira-Edição.jpg

O sucesso de Catan impulsionou pessoas do mundo inteiro a criarem seus próprios jogos.

Jogos-de-Tabuleiro-Moderno-Klaus-Teuber-e-Catan.jpg

Hoje em dia temos grandes empresas como a Fantasy Flight Games, que possui um catálogo enorme de jogos e entre eles alguns dos jogos com tema de terror mais bem sucedidos de todos os tempos, com complexidades bem variadas como Elder Sign, Eldritch Horror, Mansion of Madness e Arkham Horror. Os dois últimos inclusive foram recordes de vendas com suas novas e mais modernas edições. Tendo Mansions of Madness inclusive, app para auxiliar e guiar os jogadores pela partida. A lista de jogos da FF tem vários títulos além destes e só cresce a cada ano.

elder.pngmansions.png

 

askham.png

Outra gigante é a CMON, ou Cool Mini Or Not, conhecida por seu carro chefe Zombicide, jogo fortemente inspirado em The Walking Dead. Para dar uma noção do que estamos falando, Zombicide possui várias "versões" e extensões ou expansões. Para cada jogo e expansão a CMON lança uma campanha no Kickstarter para financiar a criação e lançamento de um jogo.

"O que é e como funciona esta tal financiamento coletivo?". A empresa coloca a campanha no ar, no site do Kickstarter (que é apenas um de muitos sites deste tipo e eles não servem apenas para financiar jogos). Ela estipula quanto dinheiro precisa para terminar de criar o jogo e o disponibilizar no mercado. Pense que enquanto um jogo está sendo criado, o dinheiro só sai, pagando designers de jogos, designers de peças, fabricação de componentes, etc. Pois bem, a campanha vai ao ar. Quem quiser, pode apoiar aquela campanha com o valor que desejar para que o jogo se torne realidade. De praxe, apoios a partir de um determinado valor dão ao apoiador uma peça do que está sendo financiado, como um exemplar do jogo. Para incentivar ainda mais, extras exclusivos das versões Kickstarter. Componentes, miniaturas, modos extras de jogo. Os mimos variam de jogo para jogo. Dando uma ideia mais concreta em números:

2012 - Zombicide.
• Objetivo da campanha: U$ 20.000,00
• Valor arrecadado: U$ 781.597,00
• Apoiadores: 5.258.

 zombicide-1.jpg

2013 - Zombicide 2ª Temporada: Prison Outbreak.
• Objetivo da campanha: U$ 25.000,00
• Valor arrecadado: U$ 2.255.018,00
• Apoiadores: 8.944.

 zombicide-2.jpg

2015 - Zombicide 3ª Temporada: Rue Morgue.
• Objetivo da campanha: U$ 100.000,00
• Valor arrecadado: U$ 2.849.064,00
• Apoiadores: 12.011.

 zombicide-3.jpg

2015 - Zombicide Black Plague (versão medieval do jogo).
• Objetivo da campanha: U$ 125.000,00
• Valor arrecadado: U$ 4.079.204,00
• Apoiadores: 20.915.

 plague.jpg

2018 - Zombicide Green Horde (continuação da versão medieval do jogo).
• Objetivo da campanha: U$ 300.000,00
• Valor arrecadado: U$ 5.004.614,00
• Apoiadores: 27.236.

green.jpg

Sim, você está lendo certo, alguns dos financiamentos passaram da casa dos milhões. E a título de informação e lhe surpreender, principalmente as últimas campanhas alcançaram é valores pedidos em minutos. Outros títulos de campanhas muito bem sucedidas, fora da linha Zombicide da CMON, foram Rising Sun, com U$ 300.000,00 de objetivo (alcançado em sete minutos) e de arrecadação final de U$ 4.288.060,00, com mais de trinta mil apoiadores e Ankh: Gods of Egypt, cujo objetivo era de U$ 300.000,00 de objetivo (alcançado em cinco minutos) e de arrecadação final de U$ 3.320.169,00, com mais de vinte e três mil apoiadores.

rising.jpgpic4878589.png

Itens exclusivos vendidos avulsos no Mercado Livre, no Ebay, podem chegar a valores assombrosos como Grom e Thalia, as miniaturas exclusivas do Kickstarter que "homenageiam" respectivamente Conan e Red Sonja para o Black Plague podem chegar a R$ 600,00. Isso por apenas um par de miniaturas do tamanho de um polegar e suas fichas com suas habilidades.

thalia.jpg

 

E O QUE TEM DE BOM?

Pode-se dizer que existem jogos de tabuleiro para todos os gostos. Temos os casuais, que você pode reunir oito, dez pessoas e se divertir. Temos os cooperativos em que todos os jogadores se unem para vencer o jogo. Para aqueles velhos jogadores de War, aqueles que gostam de difundir o ódio a discórdia a ganância e a guerra, temos uma infinidade de títulos. Jogos para crianças. Jogos cheios de miniaturas deslumbrantes como alguns dos acima, jogos sérios em que a sorte em nada ajuda, até jogos que o objetivo é ir destruindo o jogo e jogá-lo apenas uma vez.

Se você gosta de se reunir com amigos e gosta de se desafiar e aos outros, com certeza há algumas dezenas de board games que você vai amar.

Uma das princiapais fontes de informações sobre este mundo é o site da Ludopedia.

https://www.ludopedia.com.br/

E para quem domina a língua inglesa, se não for o maior, um dos maiores sites do mundo sobre o assunto e uma das principais referências é o BGG, ou Board Game Geek.

https://boardgamegeek.com/

MAS E O BRASIL?
O Brasil conta com várias empresas que publicam jogos, inclusive de designers nacionais e com uma infinidade de canais do Youtube com resenhas, unboxing, explicações de regras sobre os mais variados jogos das mais variadas complexidades.

Caso você tenha começado a se interessar, aqui vão alguns canais que você precisa conhecer:
Covil dos Jogos
https://www.youtube.com/channel/UC2X22MnKPeLn2fxl-eVnrTA/videos

Siga o Coelho
https://www.youtube.com/channel/UCcLRYGW9RWyEhe5is_TLcZA/videos

De Quem é a Vez? Do Rafael Studart
https://www.youtube.com/user/studart7/videos