Desencanto, Temporada 3: continua boa, mas falta algo

Desencanto, Temporada 3: continua boa, mas falta algo

A série de fantasia do criador dos Simpsons segue em sua luta para agarrar os fãs.

A terceira e recém chegada terceira temporada da animação chega claramente tentando inovar e seguir caminhos bem diferentes de Simpsons e Futurama, seus predecessores e fontes inevitáveis de comparação.

Depois de uma segunda temporada morna, a produção decidiu por um caminho um pouco menos episódico e apostar, não em problemas isolados a serem resolvidos ali e pronto, mas em uma trama mais extensa. Tem o assunto do dia, ou seguir com episódios que continuam uma história não define por si se uma série é boa ou ruim e este é o caso aqui.

Como seus primos eram focados em "o caso do dia" é natural que uma das alternativas para se diferenciar seja justamente a história contínua.

Nesta terceira temporada vemos a movimentação maior da sociedade secreta, planos para destronar o para da princesa Bean são revelados um atrás do outro, idas e vindas dos personagens, lugares e personagens novos são acrescentados. "Adiantou?", você pode perguntar e a minha resposta tem de ser "depende". Particularmente, ainda que tenha vista alguns problemas, a temporada me divertiu bastante, mas consigo ver os pontos que podem desagradar.

Falando em desagradar, algo que considero uma pena e uma perda, na primeira temporada pudemos ouvir na dublagem uma tonelada de memes e trejeitos brasileiros na tradução. Até mesmo cenas que nem tinham piadas passaram a ter graça só pela familiaridade com o texto utilizado, como no momento do "Irineu", do qual eu ri feito um maluco. Pelas críticas que li e ouvi, imagino que a Netflix tenha recebido muitas reclamações a respeito da dublagem, pois temos uma segunda temporada bem menos inspirada, optando por traduções mais diretas e mais seguras. O mesmo acontece com a terceira, contado com poucos ou quase nenhum nacionalismo ou trejeito. Uma pena.

Ainda que tenha sido uma boa temporada, recomendo para aqueles que já curtiram a segunda e a primeira. Aqueles que não foram pegos antes, não têm nesta terceira temporada, motivo para mudar de ideia. Entretanto, para aqueles que já se divertem com o Luci e sua turma, pode vir sem medo.