Buscando... : uma joia de 2018 escondida em meio a tantos filmes

Buscando... : uma joia de 2018 escondida em meio a tantos filmes

Um suspense fechadinho e bem atual, que segura sua curiosidade e ainda lhe trás uma boa lição.

Quem é mais velho e pegou os tempos das locadoras de filmes, lembra daqueles fins de semana, depois de ter alugado todos os lançamentos interessantes, em que você ainda precisava escolher mais um filme ou dois para entrar na promoções e devolver só na terça e acabava escolhendo um filme que nunca ouviu falar só pela capa, às vezes pela presença de um ator ou atriz. Qual não era nossa surpresa quando aquele filme aleatória acabava sendo bom! E mais ainda, quando acabava sendo o que a família mais se divertiu a despeito daquele do Schwarzenegger ou do Eddie Murphy.

 

Searching 002.jpg

 

Passeando procurando filmes para ver, esbarrei com o trailer de Buscando... (Searching) ou Pesquisa Obsessiva (seria o título em Portugal?). A primeira coisa interessante no filme é o modo como foi feito. É como se fosse um sobrinho-neto de A Bruxa de Blair, de 1999 que custou uma mariola e arrecadou U$ 250 milhões! A Bruxa popularizou o gênero mockumentary (ou pseudodocumentário), que se utiliza da premissa de gravações, no caso das câmeras levadas pelo grupo, para contar a história, ao invés da filmagem tradicional do cinema. Procurando... é feito de uma maneira parecida, a todo o momento acompanhamos vídeo chamadas, câmeras de segurança, reportagens, nunca uma "câmera de cinema". Isso ajuda tanto na imersão quanto gera uma sensação claustrofóbica. Você quer "virar o pescoço" ou "levantar a vista" um pouco mais para ver algum detalhe.

 

Searching 004.jpg

David Kim (John Cho, o senhor Sulo do novo Star Trek) em meio a uma crise que sua família está passando, tem de lidar com sua filha adolescente e ao "puxar uma ponta solta de barbante" acaba por descobrir que talvez não a conheça como pensa que conhece. Cheio de idas e voltas como qualquer filme do tipo, o roteiro toma caminhos interessantes, que lhe mantém curioso. Ainda que em um momento ou outro você descubra algo, ainda é interessante descobrir como o filme chega neste resultado. Há um detalhe no final que particularmente não gosto quase sempre, mas em especial neste filme, para mim funciona.

 

Searching 003.jpg

Interessante, intrigante, o filme consegue lhe manter interessado para descobrir os resultados das várias descobertas feitas no seu decorrer, mas dá a devida importância à lição que pretende passar que usarei uma frase popular para ilustrar: "cuide e eduque seu filho, ou o mundo vai".