As Máscaras de Nyarlathotep, a mais nova e provável última expansão de um jogo de tabuleiro clássico

As Máscaras de Nyarlathotep, a mais nova e provável última expansão de um jogo de tabuleiro clássico

A Galápagos Jogos lançou a esperada expansão de Eldritch Horror.

Originalmente lançada em 2018, chegou às lojas no final de março Máscaras de Nyarlathotep, oitava expansão do jogo de terror da Fantasy Flyght, Eldritch Horror e quarta expansão de "caixa grande" como são conhecidas.

Eldritch Horror faz parte do que é conhecido como Arkham Files, uma série de jogos inspirados nas obras de H. P. Lovecraft e, seus mitos de Cthulhu, que compartilham monstros e investigadores (saiba mais AQUI). Lançado em 2013, a popularidade deste jogo parece só crescer a cada ano e um dos grandes segredos de seu sucesso está na larga bagagem de material extra lançado para ele nos anos seguintes.

0.png

Jogo para um a oito jogadores, ambientado no início do século 20, recebeu 7.8 no Board Game Geek (maior portal de board games do mundo) e 8.5 na Ludopedia (nosso excelente canal nacional). Trata-se de um jogo cooperativo em que os participantes se unem para vencer o tabuleiro e os desafios apresentados. Um ponto que precisa ser destacado é que não é um jogo fácil e isto é um de seus atrativos. Uma anedota recorrente entre os fãs diz que "se você venceu em Eldritch Horror e lhe pareceu fácil, você está jogando errado". Piadas à parte, para quem gosta de desafios em grupo, este é não um prato cheio, mas um banquete.

STORY SO FAR (A história até aqui)
As expansões de Eldritch Horror costumam trazer novos componentes de tipos já existentes, como novos investigadores, novos Anciões (os "chefões" da partida), novas condições, equipamentos e etc, como também trazem novidades, novas "mecânicas", como aconteceu com as melhorias de atributos, concentração e mini mapas extras.

( 2014 ) Eldritch Horror: Conhecimento Perdido: expansão de Eldrich Horror considerada uma das que adiciona mais dificuldade ao jogo. Foram incluídas condições como "Perdido no Tempo e no Espaço", que deixava o jogador suspenso do jogo até que conseguisse voltar e "Envenenado". Outro motivo dela ser tão "temida" é que uma boa quantidade dos testes pedidos em suas cartas têm alta dificuldade.
Conhecimento Perdido teve uma recente reimpressão no Brasil depois de anos de pedidos dos fãs. Até este ponto, a expansão que chegou a ser vendida por R$ 90,00 em seu lançamento, chegou a ser arrematada por mais de R$800,00 em leilão.

 1.png

( 2014 ) Eldritch Horror: Montanhas da Loucura: segunda expansão e primeira "caixa grande". Esta expansão foi inspirada no conto de nome similar "Nas Montanhas da Loucura" e trás de novidade a regra de "Concentração", um marcador que lhe permite descartá-lo para relançar um dado de um teste e o mini mapa da Antártida, além de novos investigadores, monstros, equipamentos e etc, como de costume.

 2.png

( 2015 ) Eldritch Horror: Vestígios Estranhos: expansão pequena com adições à várias partes já existentes. Trás como novidade as Ruínas Antigas que é um ponto no mapa que se move quando utilizado, mas que pode trazer grandes recompensas.

 3.png

( 2015 ) Eldritch Horror: Sob as Pirâmides: como o nome sugere, trás além de novos monstros como o faraó negro Nephren-Ka, trás uma série de componentes como artefatos egípcios e o mini mapa da região das pirâmides.

 4.png

( 2016 ) Eldritch Horror: Sinais de Carcosa: inspirado em uma parte dos mitos de Cthulhu que curiosamente não foi escrita por Lovecraft, mas da obra O Rei de Amarelo do autor Robert W. Chambers. Trata-se de uma peça de teatro amaldiçoada que além de enlouquecer quem a lê, causa distúrbios na realidade se performada.

 5.png

( 2016 ) Eldritch Horror: As Terras Oníricas: o tecido da realidade se torna mais fino, permitindo o acesso de meros mortais ao mundo dos sonhos, assim como a vinda de seus terríveis habitantes para a nossa realidade. Esta expansão conta com o mini mapa das terras oníricas.

 6.png

( 2017 ) Eldritch Horror: Cidades em Ruínas: outra das desafiadoras expansões pequenas. Em Cidades em Ruínas, conforme o tempo passa e se aproxima o prazo para a chegada do Ancião, cidades inteiras são devastadas por tsunamis, terremotos, chuva de fogo e invasão de monstros, tornando aquele local inabitável e praticamente inútil.

 

( 2018 ) Eldritch Horror: Máscaras de Nyarlathotep: em 2014, 2015 e 2016 tivemos o lançamento de uma expansão grande e uma pequena, já em 2017 tivemos apenas a Cidades em Ruínas (pequena) e só no ano seguinte uma grande e desde então nenhuma outra expansão foi sequer anunciada. Para os fãs e mídia especializada isto sinaliza uma disposição da Fantasy Flyght em encerrar os lançamentos de novidades para este jogo.

8.png

Se este for o caso, esta é uma saída em grande estilo. Esta expansão, apesar de ser uma das grandes, não conta com um mini mapa, mas conta com tudo que foi trazido até agora como pontos de concentração, aventuras (cartas a serem resolvidas em sequência em busca de um prêmio final), ruínas místicas, recursos exclusivos, prelúdios, além da adição de sempre de novas cartas de encontro das cidades.

8b.png

Máscaras de Nyarlathotep trás algumas novidades como o modo campanha em que os jogadores escolhem investigadores e os mantêm de uma partida para a outra como uma série de mistério, levando os louros das batalhas, mas também suas terríveis cicatrizes. Há agora também as cartas de missão pessoal, uma para cada investigador existente (inclusive das outras expansões) que consistem em um objetivo que se cumprido, trás grandes benefícios, caso contrário as consequências são terríveis. E por fim as fichas de suprimento que ajudam os investigadores a conseguir recursos cruciais no combate às forças invasoras.