Política

Ministro de Lula é flagrado indicando saída de emergência para invasores do Palácio do Planalto em imagens exclusivas

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, indicou o general Gonçalves Dias para ser o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), órgão responsável pela segurança do presidente e do Palácio do Planalto. No entanto, imagens obtidas com exclusividade pela CNN mostram o ministro durante os ataques de invasores no dia 8 de janeiro.

As câmeras de segurança do Palácio do Planalto registraram o ministro no terceiro andar do prédio, onde os invasores quebraram câmeras de segurança, mesas de vidro, obras de arte e reviraram gavetas e móveis. Nas imagens, Gonçalves Dias aparece caminhando pelo corredor com alguns invasores, sugerindo que ele indicou a saída de emergência para o grupo de criminosos.

Além disso, outros funcionários do GSI também foram flagrados indicando o caminho de saída para os invasores que estavam no terceiro andar do Palácio do Planalto. As imagens exclusivas a que a CNN teve acesso mostram que em vários momentos os invasores circularam livremente pelo Palácio do Planalto.

O caso levanta questionamentos sobre a atuação do ministro e do GSI na segurança do Palácio do Planalto, especialmente durante um episódio de invasão. O presidente Lula ainda não se manifestou sobre o assunto.

Com informações da CNN