Política

Braga enfrenta possível novo afastamento da prefeitura de Santa Quitéria

Braga enfrenta possível novo afastamento da prefeitura de Santa Quitéria

Santa Quitéria, a 202 km de Fortaleza, vive a iminência de nova troca de prefeito. José Braga Barrozo, popularmente conhecido como Braguinha, enfrenta um novo pedido de cassação que pode levá-lo a mais um afastamento do cargo.

Braguinha foi afastado do cargo de prefeito de Santa Quitéria em abril de 2023, após ser alvo de uma operação realizada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) com apoio da Polícia Civil. A operação, batizada de Santa Quitéria, investigou suspeitas de irregularidades em contratos da Prefeitura para limpeza pública e abastecimento de veículos.

Além de Braguinha, foram afastados, também por 180 dias, três secretários municipais: secretário de Governo, de Transporte e de Obras e Infraestrutura. Os afastamentos foram determinados pelo Tribunal de Justiça do Ceará.

Em agosto, a Câmara Municipal de Santa Quitéria arquivou, por 6 votos a 4, um pedido de denúncia que poderia levar à cassação do prefeito afastado. A denúncia foi feita pelo vereador Renato Catunda (PT) e apontava novas provas coletadas pelo MPCE contra Braguinha.

Agora, Braguinha enfrenta mais um pedido de cassação. O julgamento está marcado para o dia 21 de maio. Se o pedido for aceito, o prefeito poderá ser novamente afastado..

A situação política em Santa Quitéria é tensa e incerta. A população quiteriense está aguardando o resultado do julgamento, que pode trazer mais uma vez nova direção para a cidade ou prolongar a incerteza política.