Política

A verdade vos libertará: caem duas narrativas da esquerda contra Bolsonaro

A verdade vos libertará: caem duas narrativas da esquerda contra Bolsonaro

Duas narrativas que envolviam o ex-presidente Jair Bolsonaro foram desmanteladas recentemente, trazendo à tona novos desdobramentos e questionamentos. Vamos analisar cada uma delas:

Suposto Roubo de Móveis do Alvorada:

No início de seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acusou Bolsonaro e sua esposa, Michelle Bolsonaro, de terem levado móveis do Palácio da Alvorada. A primeira-dama Janja Lula da Silva chegou a mostrar danos estruturais e móveis danificados na residência oficial.

Entretanto, após uma longa temporada de disputas, a Presidência da República confirmou que todos os 261 móveis do Palácio da Alvorada, que haviam sido considerados desaparecidos, foram encontrados. As peças estavam em diversas dependências da União, inclusive no próprio Alvorada. O governo Lula também gastou quase R$ 200 mil em móveis para acomodar o casal presidencial, visando recompor o ambiente do Palácio, que estava deteriorado.

Caso Marielle Franco:

Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro, foi brutalmente assassinada em março de 2018. Recentemente, a prisão dos irmãos Brazão e do ex-chefe da Polícia Civil, Rivaldo Barbosa, trouxe à tona novos detalhes sobre o caso.

A motivação do crime foi política. O Projeto de Lei Complementar (PLC) 174, de interesse dos Brazão, facilitaria a exploração econômica de territórios nos redutos da milícia aliada dos irmãos. O PSOL de Marielle era contra o PLC, alegando que não atenderia a propósitos habitacionais.

Até o momento, sete homens foram presos, incluindo Ronnie Lessa, apontado como o autor dos disparos, e Élcio de Queiroz, que confessou ter dirigido o carro usado no atentado. As delações premiadas corroboraram as investigações.

Em meio a essas reviravoltas, a verdade emerge, desafiando narrativas e revelando nuances ocultas. A política brasileira continua a ser um campo de embates e mistérios, com desdobramentos que ecoam por gerações.