Política

Botaram fogo no parquinho: Evandro Leitão X Luizianne Lins

Botaram fogo no parquinho: Evandro Leitão X Luizianne Lins

Primeiro embate do PT para a prefeitura de Fortaleza será interno

Na tarde de ontem, a política cearense pegou fogo com o anúncio de Evandro Leitão sobre sua filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT). O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará formalizou sua decisão em meio à queda de braço pela desfiliação do PDT, marcando um dos episódios mais emblemáticos de sua carreira política. A declaração foi transmitida pelas redes sociais na tarde desta segunda-feira (11), revelando a importância atribuída por Leitão à sua trajetória política.

"Na minha caminhada política, estive sempre muito próximo do PT, compartilhando um mesmo projeto no Ceará e liderando o Governo Camilo na Alece (Assembleia Legislativa)", recordou o deputado. "Além do respeito e admiração pelo PT, compartilho dos mesmos ideais, da luta pela democracia e por mais justiça social. Quero contribuir para o crescimento do nosso Ceará e para a reconstrução do Brasil. Meu coração escolheu o PT", completou.

Expressando gratidão pelo acolhimento, Evandro agradeceu ao presidente estadual do partido, Antônio Filho (Conin); ao presidente do diretório de Fortaleza, deputado Guilherme Sampaio; ao líder do Governo Lula e vice-presidente nacional do PT, José Guimarães; ao governador Elmano de Freitas; ao ministro da Educação, Camilo Santana; e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Enquanto isso, Luizianne, pré-candidata declarada à prefeitura de Fortaleza, reagiu à filiação de Evandro com cautela, declarando: "Espero que não seja na expectativa de ser o candidato". Ressaltou que "o PT não tem essa cultura partidária de alguém se filiar só para ser candidato".

O embate interno entre Luizianne e Evandro Leitão, ambos com histórico notável na política, é um fenômeno comum em democracias evoluídas. A disputa dentro do partido pela definição do nome que concorrerá à prefeitura é natural e deve consolidar um dos dois nomes para o pleito do próximo ano. Ambos os políticos possuem a capacidade de representar o Partido dos Trabalhadores de forma grandiosa nas eleições, prometendo uma disputa acirrada e com impacto significativo no cenário político local. O parquinho está em chamas, e os petistas aguardam para ver quem emergirá desse embate como o candidato oficial do PT à prefeitura de Fortaleza.