Notícias

BANNER 900X90PX

Gratuito: programa oferece 1,5 mil vagas de capacitação para jovens na área de Tecnologia da Informação e Comunicação

Gratuito: programa oferece 1,5 mil vagas de capacitação para jovens na área de Tecnologia da Informação e Comunicação

Capacita Brasil é um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e segue com inscrições até o dia 26 junho com formação em Programação iOS, Computação em Nuvem e Infraestrutura de Redes e 5G.

O projeto Residência em TIC 20 - Capacita Brasil / C-Jovem  tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE). São oferecidas três trilhas de especialidades na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como cursos de extensão no IFCE. Jovens cursando o ensino médio atualmente ou que o concluíram há até 3 anos poderão escolher entre as trilhas de capacitação: Programação iOS, Computação em Nuvem e Infraestrutura de Redes 5G. 

Ao todo são 1.500 vagas e a formação é totalmente gratuita. O projeto Capacita Brasil conta também com a parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que auxilia a levar a iniciativa para as escolas públicas do Ceará, incentivando jovens a participarem da formação.

A formação dos selecionados é dividida em três fases. A primeira visa o desenvolvimento de soft skills, hoje essenciais no mercado de trabalho, com cursos de Empreendedorismo e Inovação; Raciocínio Lógico; inglês para Profissional de TIC; além de Projeto de Vida, Comunicação e Relacionamento Interpessoal. A segunda fase, trilha técnica, conta com formação específica escolhida no ato da inscrição, como: programação iOS, Redes 5G ou Computação em Nuvem. Por fim, durante a terceira e última fase, os jovens terão a oportunidade de realizar imersão profissional em uma empresa parceira do programa, aplicando os conhecimentos adquiridos em um ambiente de trabalho real na área de TIC.

O coordenador do projeto, professor Antônio de Barros Serra, destaca a importância do programa para o fomento de novos talentos na área de TI e formação de novos profissionais na área, que ganha cada vez mais destaque no mercado. “Jovens recém-saídos do ensino médio ou em fase de conclusão terão a oportunidade de agregar conhecimento tecnológico em um programa de capacitação totalmente gratuito e direcionado a áreas de expansão no mercado e futuros profissionais muito bem capacitados”, reforça Serra. 

Os cursos têm duração de 480 horas e são ofertados na modalidade de Ensino à Distância. A formação tem duração de um ano e as  inscrições podem ser feitas  até o dia 26 de junho de 2024 no  https://capacitabrasil.ifce.edu.br. Os cursos iniciam no dia 8 de julho de 2024. A documentação exigida são: CPF, RG, comprovante de residência e escolaridade.

Acesse o edital completo aqui

Projeto apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei n.º 8.248, de 23 de outubro de 1991", conforme disposto no Art. 7º da Portaria MCTI Nº 5.275, de 5 de novembro de 2021. Com a gestão da Softex.

BANNER 900X90PX