Notícias

Ceará é o Quarto Estado com Motoristas e Pedestres Mais Rudes do Brasil

Ceará é o Quarto Estado com Motoristas e Pedestres Mais Rudes do Brasil

No mês dedicado à promoção da paz nas ruas e estradas, uma pesquisa da plataforma de idiomas Preply trouxe dados que contrastam com as campanhas positivas contra brigas de trânsito. O levantamento revelou que o Ceará é o quarto estado do Brasil com motoristas e pedestres mais mal educados, com 3,2% dos entrevistados relatando experiências negativas.

A pesquisa, que entrevistou 500 brasileiros de todas as regiões do país, mostrou que sete em cada dez pessoas já presenciaram agressões verbais de outros motoristas ou transeuntes. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia lideram a lista dos mais rudes no trânsito, com percentuais de 36,2%, 20%, e 6,6%, respectivamente. Pernambuco empata com o Ceará na quarta posição, também com 3,2%.

Em contrapartida, os estados com motoristas e pedestres mais gentis são Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, com percentuais de 13,4%, 12,6% e 10,8%, respectivamente.

Sylvia Johnson, líder de Metodologia da Preply, destaca a importância de uma boa comunicação durante a condução para garantir a segurança. "Seja paciente, use sinais gestuais quando necessário, aprenda os sinais de trânsito locais ao viajar e, acima de tudo, promova o respeito e a compreensão na estrada."

A pesquisa ainda enfatiza a necessidade de manter a calma e o respeito para evitar brigas de trânsito, lembrando que, segundo dados do Ministério da Saúde, a cada hora, cinco pessoas morrem no país em decorrência de conflitos no trânsito.

Esses dados alarmantes reforçam a importância de campanhas educativas e iniciativas para promover a paz nas ruas e estradas, buscando uma convivência mais harmoniosa entre motoristas e pedestres.