Notícias

BANNER 900X90PX

Pacientes da Casa de Cuidados Ceará interpretam peça teatral sobre o Natal

Pacientes da Casa de Cuidados Ceará interpretam peça teatral sobre o Natal

Natal é época de reflexão, amor e compaixão. Com o tema “O sentido do Natal”, a Casa de Cuidados do Ceará (CCC), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), promoveu, nesta terça-feira (19), uma peça de teatro encenada por pacientes da unidade, sob apoio e supervisão da equipe de Psicologia e Terapia Ocupacional. A ação faz parte do projeto “Descobrindo Talentos” do CCC, que realiza atividades que envolvem música, teatro e dança.

Com falas que proporcionam reflexão, decoração e músicas natalinas, a peça teatral emocionou a plateia formada por pacientes, cuidadores e funcionários da CCC. “Tínhamos pacientes super tímidos e que não queriam falar em público. Mas, com o suporte da equipe, eles ganharam autoconfiança e aceitaram participar. Agora, estão orgulhosos de terem conseguido. Isso devolve a autoestima e faz a diferença no tratamento”, explica a psicóloga Ariana Matias.

Outros benefícios gerados pelo “Descobrindo Talentos” é a socialização e o estímulo à criatividade. “É uma oportunidade do paciente desenvolver talentos que nem sabia que tinha e também conhecer e interagir com outros pacientes e cuidadores, além de estimular a memória no momento em que está ensaiando as falas. É um momento de diversão que contribui na evolução do tratamento, seja ele qual for”, acrescenta a terapeuta ocupacional Nívea Barros.

A peça teatral foi a segunda performance de pacientes exibida ao público da CCC. A primeira foi promovida no mês de outubro com o nome “ O circo do Seu Bolacha” em alusão ao Dia das Crianças, com participação de outros pacientes. A proposta é diversificar os grupos para que outras pessoas assistidas no espaço tenham a oportunidade de viver a experiência.

Na visão da diretora da Casa de Cuidados do Ceará, Ursula Wille Campos,que prestigiou as duas apresentações, o empenho do trabalho desenvolvido pelos colaboradores aliado à força de vontade dos pacientes promovem resultados impactantes na saúde física e mental. “Além do projeto de teatro, temos outros projetos na Casa que visam a humanização no tratamento dos pacientes e promovem bem-estar. Todos os projetos têm a supervisão da equipe multidisciplinar”, reforça.

A cuidadora Daiane Gleice, 24, acompanha o pai que está sob cuidados no espaço. Ela já atuou em peças com temática da Paixão de Cristo e aprecia a arte, por isso, quando foi convidada pela equipe a participar da peça, aceitou prontamente. “Foram 45 dias de ensaio. Foi muito gratificante ver a evolução e o esforço de cada participante. Aprendemos a respeitar o tempo e os limites de cada um. Além disso, a solidariedade entre eles prevalecia, um ajudando o outro, sem permitir que ninguém desistisse, foi lindo de se ver”, relata.

Casa de Cuidados do Ceará

A Casa de Cuidados do Ceará oferece reabilitação humanizada e multidisciplinar aos residentes do Estado em recuperação após alta hospitalar por diagnósticos diversos. O objetivo do equipamento acompanha uma tendência mundial para a desospitalização precoce a fim de evitar a lotação em unidades hospitalares de emergência e, assim, liberar leitos para pacientes em tratamento agudo. A diminuição do tempo de permanência no ambiente hospitalar reduz, ainda, chances de complicações e proporciona um tratamento mais adequado, respeitando protocolos de segurança.

O complexo, com 110 leitos, possui equipes multidisciplinares compostas por médicos(as), enfermeiros(as), fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos(as), terapeuta ocupacional, nutricionistas e psicólogos(as). Os profissionais seguem um Plano Terapêutico Individual com foco na qualidade de vida e na reintegração social dos usuários.

Por Márcia Catunda

BANNER 900X90PX