CEARENSE 2021: Disputa começa com corrida pela Copa do Brasil 2022

CEARENSE 2021: Disputa começa com corrida pela Copa do Brasil 2022

O Campeonato Cearense de 2021 começa nesta 4ª feira (10/2), com dois jogos a partir das 15h30min.

Em Sobral, no Junco, o Guarany receberá o Barbalha, enquanto que o Caucaia visitará o Pacajus, no Estádio João Ronaldo. É o início da 1ª fase, valendo vaga na Copa do Brasil 2022, sem a participação dos favoritos Fortaleza (atual bicampeão estadual) e Ceará, que só entram a partir da 2ª fase.

Nesta 1ª etapa, os remanescentes de 2020 (Guarany de Sobral, Ferroviário, Atlético Cearense, Caucaia, Pacajus e Barbalha) e os dois que subiram da Série B (Icasa e Crato) jogarão entre si, em confrontos só de ida. Cada time jogará sete vezes.

O primeiro colocado ganhará a vaga na Copa do Brasil.

Os seis primeiros avançarão para a 2ª Fase, onde encontrarão Fortaleza e Ceará.

Os dois últimos colocados serão rebaixados.

A 2ª Fase também terá confrontos só de ida, sete jogos para cada clube. Os quatro primeiros farão as semifinais que apontarão os finalistas. Semifinal e final serão também em jogo único.

Desde 1995, quando o Ferroviário foi bicampeão, Fortaleza (13 títulos) e Ceará (12) se revezam na conquista. Pelo poderio financeiro de ambos, patamar técnico e administrativo/profissional que alcançaram, difícil não apontar a dupla como favorita.

Apesar de desvalorizado pela redução de datas e o apelo de outras competições, o estadual ainda detém grande importância. É somente através dele que uma equipe conquista classificação para disputas nacionais (Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro) e regionais (Copa do Nordeste).

Numa análise fria, pelo que vem sendo apresentado neste início de temporada, Icasa, Ferroviário, Atlético e Caucaia são os mais cotados para a vaga na Copa do Brasil, na 1ª Fase.

Pacajus, Barbalha e Crato jogarão para se manter na 1ª Divisão.

Não se pode esquecer do Guarany de Sobral, que sempre surpreende e chegou nas semifinais de 2020, foi campeão da Taça Padre Cícero (campeão do interior) e ganhou vaga na Copa do Brasil. Tem tradição! E vem a campo com um técnico de nome, Arnaldo Lira, que volta ao futebol cearense.

O Icasa, por sua vez, manteve Washington Luiz, campeão da Série B 2020. O Ferroviário aposta em Francisco Diá, o Atlético Cearense em Raimundo Vágner e o Caucaia em Vladimir de Jesus. Roberto Carlos, ex-Horizonte, comandará o Pacajus. Hígor César será o treinador do Barbalha e Pedro Manta o do Crato.

No link abaixo, confira a tabela de jogos e a classificação do Campeonato Cearense 2021:

https://futebolcearense.com.br/2020/tabela.asp?idcamp=358

Image