Economia

Segundo IBGE, produção industrial do Ceará caiu 7,8% em relação ao mesmo período de 2022

Segundo IBGE, produção industrial do Ceará caiu 7,8% em relação ao mesmo período de 2022

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial do Ceará registrou uma queda de 7,8% em abril de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Essa diminuição representa uma das quedas mais intensas entre os estados analisados.

A pesquisa também revelou que a indústria nacional como um todo apresentou uma retração de 2,7% nessa comparação interanual. Além do Ceará, outros estados como o Maranhão, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Santa Catarina também tiveram quedas expressivas na produção industrial.

Março X Abril de 2023

A produção industrial nacional teve uma queda de 0,6% em abril em comparação com o mês anterior. Essa diminuição foi acompanhada em dez dos 15 locais investigados pela Pesquisa Industrial Mensal Regional.

No Ceará, a produção industrial registrou uma queda de 3,7%, sendo uma das mais intensas entre os estados analisados. Outros estados que também apresentaram quedas significativas foram o Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás e Espírito Santo. A conjuntura econômica do país, com inflação elevada e desemprego, foi apontada como um fator que impactou negativamente o setor industrial.

Esses resultados apontam para uma desaceleração no ritmo da indústria nacional, influenciada por fatores como o desabastecimento de insumos e o aumento dos custos das matérias-primas. Essa situação demanda a implementação de políticas e ações para impulsionar a recuperação e o crescimento da indústria, especialmente no estado do Ceará.