logo passaro branca

 Você jamais será livre sem uma imprensa livre
Republicanos, Tropicalistas, Pan-americanos

Instituto Pasteur no Ceará

Por Odorico Monteiro*

O Instituto Pasteur é um dos mais importantes centros de pesquisas do mundo. Com atuação revolucionária na área de doenças infecciosas, como o controle da raiva, poliomielite e gripe, atualmente mantém uma representação na Universidade de São Paulo (USP).
Uni-lo no Ceará à expertise da Fiocruz, outra grande referência da produção científica, será um marco na construção de um Ecossistema de Inovação Tecnológica, com alcance mundial, por meio da Rede Internacional dos Institutos Pasteur (RIIP), presente em 26 países.
Por isso, como pesquisador da Fiocruz e entusiasta da ideia há mais de dez anos, foi uma grande satisfação intermediar, na França, o encontro entre o governador Camilo Santana, o presidente do Instituto Pasteur, Christian Bréchot e a presidente da Fiocruz, Anízia Trindade.
A vinda de Bréchot ao Ceará para conhecer o Polo será um importante passo para formalizar essa parceria. A Fiocruz Ceará deve abrigar mais uma sede do Instituto Pasteur no Brasil, garantindo toda a estrutura necessária para seu funcionamento. Um exemplo é a estruturação de um Laboratório de Biossegurança nível 3, um elevado requisito de certificação para o desenvolvimento de pesquisas.
Âncora do Polo, a Fiocruz também manterá no complexo o Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais (BioManguinhos). O Governo do Estado, em parceria com a Fiocruz, Instituto Pasteur e USP, lançará ainda edital de apoio a pesquisadores.
A implantação desse ecossistema é um sonho acalentado há tempos por um grupo de pesquisadores que, com o apoio do Governo do Ceará e do Ministério da Saúde, está prestes a se tornar realidade.
A chegada do Instituto Pasteur agregará uma dimensão maior a essa conquista. Um avanço sem precedentes na área científica, com grande impacto na Saúde Pública. E o Ceará, referência internacional na produção de conhecimento tecnológico em saúde.

*Odorico Monteiro, médico, pesquisador da Fiocruz, deputado federal e presidente do PSB Ceará Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tags:

Sugestão de pauta

 (85) 9-8222-4451

© 2017 Ceará em Off. Todos os direitos reservados.